.argumentação


“Estamos acostumados com o comum, portanto, tudo aquilo que destoa, ainda que levemente do convencional, pode soar como irracional. E, por vezes, acreditamos nisso.”

Toda a argumentação tem por base uma mediação, afinal, não há como definirmos ou distinguirmos imparcialmente o certo do errado. Crescemos em volto a regras, normas de conduta, princípios morais, alguns imutáveis, outros meramente questionáveis. Não gosto disso.

O fato é que ao contrário da negociação, a argumentação quando devidamente moldada, soa razoável, e o que a fará convincente, além de um belo e dissimulado discurso eloqüente, dependerá, única e exclusivamente, do que se tem em mente. Nem todas as conclusões são precipitadas. Adoro isso.

Você não? Na verdade, você pode discordar completamente, ter um ponto de vista peculiar, singular, mas se a forma utilizada para expressar a idéia for educadamente apresentada, até o mais cético, provavelmente aceitaria isso.

Advertisements

3 thoughts on “.argumentação

  1. “(…) a argumentação quando devidamente moldada, soa razoável, e o que a fará convincente, além de um belo e dissimulado discurso eloqüente, dependerá, única e exclusivamente, do que se tem em mente. Nem todas as conclusões são precipitadas. Adoro isso. (…)”

    Também adoro isso, só discordo de um único ponto do seu questionamento, quando discorre sobre um belo e DISSIMULADO discurso eloqüente, na verdade acredito que o discurso forte, convincente e eloquente tem por base uma grande credibilidade no argumento então talvez ao meu ver, a palavra dissimulada não seria a que eu usaria, talvez hípócrita ou fundamentado em princípios rasos e desestruturados seriam termos mais apropriados.
    No mais, concordo com você plenamente, o que não é novidade, e reforçando o que transcorreu desde o inicio de seu discurso até a minha resposta, te pergunto, quantas vezes já se pegou revendo conceitos fortes dentro de você pois uma argumentação foi tão convincente que você chegou a se intrigar com a simplicidade com que o outro consegue explicar conceitos tão complexos?!
    Acredito que nem sempre a boa resposta vem de um longo texto ou de um discurso formal e rebuscado, de argumentos arraigados de política, valores e teorias, mas algumas surpreendentes vezes a resposta que nos “derruba” vem simples e prática. Sabe por que?
    Porque o locutor de tal premissa, a compreende como verdade absoluta e a transmite com tanta força que sequer a questiona!
    Com certeza ele mesmo não suspeita que seu discurso é fraco e preconceituoso. Mas como criticar a essas pessoas?!
    Não somos também nós dois, formadores de opinião?! Não as expressamos através de textos para qualquer um que nos acesse?!

    Bjos… te amo sempre meu amigo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s